Pastel de Belém – o doce tradicional português

Pastel de Belém é um dos doces conventuais mais tradicionais de Portugal, com quase dois séculos de história.

Ele foi criado em 1837, no Mosteiro dos Jerônimos e sua receita original se mantém um segredo guardado à sete chaves até os dias de hoje.

Além disso, o nome “Pastel de Belém”, foi patenteado e por isso, só pode ser chamado de pastel de Belém, aquele que é feito na confeitaria ao lado do Mosteiro do Jerônimos, em Lisboa – Portugal, na confeitaria de mesmo nome: Pastéis de Belém.

Entratanto, há muitas variações desta receita, tentando reproduzir este doce centenário. Provavelmente, toda familía portuguesa deve ter a sua versão do pastel de belém. E como não se pode chamar de “pastel de belém”, um nome alternativo para este doce, ficou conhecido como “Pastel de Nata”.

A base é feita de massa folhada, e eu utilizei a receita caseira que eu já ensinei a fazer, mas você pode usar a versão industrial comprada pronta se preferir.

O recheio é de uma cremosidade incrível, e ele nem é feito com nata! Nata vai somente no nome.

Ele não é uma doce que pode ser feito com muita antecedência, pois uma vez que a massa folhada perder a crocância e pegar umidade, seja do ambiente, ou pior ainda, da geladeira – ela fica borrachuda! E aí, adeus pastel de nata !

Portanto, prepare o pastel de nata, e sirva em seguida para a família e amigos, para todos aproveitarem da deliciosa crocância da massa folhada, assim como a incrível cremosidade do recheio.

Se você tiver um comércio, uma confeitaria com uma vitrine aquecida (não refrigerada!), ele aguentaria algumas horas sem alteração.

Ingredientes:

Calda

  • 140ml Água
  • 160g Açúcar
  • Rodela da casca de 1 limão siciliano
  • 01 canela em rama

Creme

  • 200ml Leite
  • 25g Farinha de Trigo
  • 04 gemas
  • calda

 

Massa

  • 500g massa folhada caseira

Modo de Preparo:

Veja Também