Pasta americana é uma cobertura de bolos muito utilizada, pois ela nos permite fazer decorações e bolos estruturados, que as outras coberturas, como chantilly e buttercream, não permitem por serem muito cremosos.
Por outro lado, um número grande de pessoas não gostam da pasta americana, muito provalmente por conhecerem somente a versão industrializada, que além de ter um sabor muito enjoativo, ela deixa um gosto residual na boca e um tanto pegajoso, pois tem gordura vegetal hidrogenada.
Além disso, quem trabalha como pasta americana, sabe o que é chato trabalhar com a pasta insdutrializada, pois ela tem a tendência a rachar, e muitas vezes até a rasgar no momento em que estão cobrindo o bolo com ela, uma verdadeira dor de cabeça, especialmente para os perfeccionistas, que gostam como eu, de um bolo perfeitamente coberto, sem defeitos.
Já a pasta americana caseira tem muitas outras vantagens: ela não racha (se preparada corretamente); tem um sabor muito mais agradável pois não leva gorduta hidrogenada, mas margarina culinária; custo da receita infinitamente mais baixo que o produto industrial.
Eu trabalho profissionalmente como cake designer desde 2001, e desde o meu primeiro bolo decorado, eu já usei a receita caseira de pasta americana, mesmo já existindo a versão industrial há quase 20 anos atrás. E a miha primeira tentativa de preparo foi um sucesso, que eu nunca mais abri mão dela (até os dias de hoje), porque ela é incomparamente melhor e mais gostosa, além de não te dar a dor de cabeça de rachar e rasgar na hora da cobertura do bolo, e ter um custo muito mais baixo de produção.
Para o iniciantes, também tenho um vídeo dando dicas de utilização da pasta americana: como tingir, conservar, qual a durabilidade, como dar ponto novamente e etc. Assista aqui: