Mousse de chocolate talvez seja uma daquelas sobremesas que a maioria das pessoas adoram.
A receita de mousse de chocolate mais “popular”, ou talvez a mais conhecida, é aquela feita com claras em neve, mas não é ela que eu vou te ensinar aqui. A receita que você vai aprender, tem como base o creme inglês.
É um mousse de chocolate super cremoso, bem areado, delicioso e com um sabor intenso de chocolate.
Dicas importantes:
– não deixe o creme inglês cozinhar acima de 85 graus;
– não use chocolate tipo Cobertura, além de não ser chocolate de verdade, é gordura vegetal, e assim que você adicionar o creme batido, ele vai talhar e endurecer quase que de imediato, e portanto você perde a receita;
– não funciona trocar o creme de leite fresco 35% gordura, pelo “creme culinário” (que bate ponto de chantilly). É também gordura vegetal, e creme de leite fresco 35% é a gordura natural do leite.
– Nata que é também creme de leite fresco, mas com percentual maior de gordura entre 40 -45%: para usá-la no lugar do creme de leite 35%, para cada 85g de Nata, misture 15g de leite, e você tem creme de leite fresco 35% gordura.
– não serve como recheio de bolos, nem tortas. Use receitas específicas para estas finalidades (link abaixo);
– não funciona com chocolate branco, é uma receita inteiramente diferente;
– não funciona substituir todo o chocolate meio amargo, por chocolate ao leite. Somente 70g de chocolate ao leite + 150g meio amargo é o limite de alteração para chocolate ao leite. Mas, pode usar o meio amargo com qualquer percentual acima de 50%.