Creme de Leite Fresco Caseiro

O creme de leite fresco é um dos poucos produtos que não tem um substituto à altura, pois ele tem um teor de gordura bem alto, em torno de 35%.

E nas minhas postagens no Instagram e até mesmo no You Tube, fiquei surpresa com o relato de um grande número de pessoas que diziam não ter acesso à este produto.

O fato é que o creme de leite fresco além de ter um alto teor de gordura, por ser fresco, ele tem um prazo de validade bem curto (em torno de 15 dias), e ele é vendido na área refrigerada dos supermercados por ser um produto altamente perecível.

Nos Estados onde não há indústria de laticínios, e/ou a temperatura é muito alta, como o caso do Norte e Nordeste do Brasil, este é um produto impossível de ser encontrado à venda. Mas, até em estados como São Paulo e Minas Gerais (grande produtores de laticínios) não é em toda cidade que o este creme de leite pode ser encontrado.

E acontece que existe um número razoável de receitas de confeitaria que utiliza este produto, então quem não tem acesso, não consegue executar determinadas receitas, como por exemplo o sour cream ou creme azedo, que tem como base o creme de leite fresco, assim como inúmeras outras receitas, e sem este percentual de 35% de gordura a mariora das receitas não funciona, e portanto não adianta usar um creme de leite com teor menor de gordura.

Então, estou ensinado uma receita alternativa de creme de leite fresco caseiro, para assim ajudara todas estas pessoas que não tem acesso ao produto, porque ele não é vendido na suas cidades. Ele é fácil de fazer e com um custo de produção muito mais baixo que o produto original.

Ingredientes:

  • 500ml leite integral
  • 200gr manteiga
  • 200gr gordura vegetal hidrogenada
  • 01 gema de ovo

Importante:

  • Gema: gordura, fonte de ômega 3 e neste receita funciona como o espessante natural. Não retire da receita.
  • A gordura pode ser substituída pela mesma medida de manteiga.
  • Manteiga na confeitaria é SEMPRE sem sal.

 

Modo de Preparo:


Veja Também