Crème Brûlée é um nome francês, que significa “creme queimado”.
É uma sobremesa feita com creme de leite fresco, ovos, açúcar e baunilha, com uma crosta de açúcar queimado por um maçarico. É geralmente servido gelado ou frio, e em ramekins individuais.
A primeira referência histórica dele foi na França e se encontra no livro Nouveau cuisinier royal et bourgeois de François Massialot, publicado em 1691.
O créme brûlée é muitas vezes é confundido com o leite-creme (sobremesa portuguesa), as diferenças são poucas mas existem, sendo a fundamental a forma de preparação: o leite-creme é feito ao lume/fogo, enquanto o creme brûlée é feito no forno, em banho-maria. Os ingredientes também não são bem os mesmos, uma vez que o leite-creme é composto por e contém leite, farinha, açúcar e gemas de ovos.
É uma sobremesa que deve ser feita com antecedência, pois ao sair do forno e esfriar, ele precisa de 4 à 6 horas na geladeira. E só então, deverá ser feito o caramelo, queimando o açúcar com um maçarico, e servido em seguida, para que o caramelo não perca a crocância que é uma das características do crème brûlée.