Ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, o cheesecake original não é americano, e nem tampouco leva gelatina na receita.
A versão francesa, leva na verdade um queijo branco muito leve e suave, e até mesmo os italianos tem uma receita parecida à esta original francesa, mas a receita americana, leva um creme de queijo o “cream cheese”, muito mais denso e muito cremoso.
Mas, foi a versão americana do cheesecake que ficou famosa no mundo inteiro, e é a mais executada atualmente.
Além do cream cheese, eles acrescentaram o Sour Cream (creme azedo) que é um produto à base de creme de leite fresco (35% de gordura) e levemente ácido. O alto teor de gordura, assim como a acidez deste creme azedo, são um dos segredos da consistência, que juntos com os ovos garantem que o cheesecake fique cremoso mas firme, sem a necessidade do acréscimo da gelatina para isso.
Entretanto, o Sour Cream não é um ingrediente produzido pela industria de laticínios no Brasil, e portanto temos que recorrer à versão caseira do produto. E claro, eu também já ensinei como preparar este creme azedo, e você tem acesso à receita aqui: Sour Cream (clique aqui).
No vídeo abaiaxo, vou te ensinar a minha versão do cheesecake no sabor chocolate, que fica com uma cremosidade impressionante, e um sabor denso e bem intenso de chocolate – para chocólatra algum botar defeito !