Cheesecake Basco

O cheesecake basco, é a famosa Torta San Sebastian, pois foi criado no restaurante La Viña que fica em San Sebastian, na Espanha.

Este cheesecake é extremamente cremoso, embora os ingredientes sejam similares ao cheesecake americano, o resultado é muito diferente.

Mas, porque Sandra ?

Porque o cheesecake basco, não é assado em banho-maria, ele vai ao forno numa temperatura muito mais alta, e por isso assa em menos tempo também.

Outra diferença, é o fato que não ser utilizado nenhum tipo de base nele, como a base de bolachas do cheesecake americano. E por isso, assamos ele com folhas de papel manteiga dentro da assadeira, e o resultado disso é uma aparência rústica, que na verdade fica muito bonita.

E a caracteristica única dele, é que nós deixamos ele caramelizar bastante no topo – ele não é coberto com papel alumínio – e assim o açúcar reage à alta temperatura e ocorre então a chamada “reação de Maillard” – que é o dourado no topo, que só se consegue com a presença do açúcar na receita.

E para tudo isso funcionar como se deve, você tem que ter certeza de que o seu forno foi pré-aquecido corretamente, e o seu cheesecake entrou no forno com a temperatura correta. Se você não sabe quanto tempo o seu forno leva para pré-aquecer (isso varia conforme o forno), sugiro que você compre um termômetro de forno, porque isso vai te ajudar muito nesta, assim como em dezenas de outras receitas que necessitam de uma temperatura exata.

Veja alguns modelos aqui: https://amzn.to/3XetNr6 (link de afiliado)

Ingredientes:

  • 680g Cream Cheese
  • 200g Açúcar
  • 400g Creme de Leite fresco 35% gordura
  • 4 ovos
  • 2 gemas
  • 30g Farinha de trigo (ou amido)
  • raspas de 1 limão siciliano (opcional)

Modo de Preparo:

Veja Também