Bolo de Chocolate

O bolo de chocolate é provavelmente o sabor de bolo que as pessoas mais pedem para as festas, desde as festas infantis, até aniversário de adultos chocólatras, não é?

Mas, um bom bolo de chocolate, depende de vários fatores: desde a qualidade dos ingredientes, até a correta execução da receita.

Algo que acontece com frequência, é as pessoas trocarem os ingredientes da receita, como por exemplo do cacau em pó, para o chocolate em pó, ou ainda pior, a substituição do cacau para o achocolatado! É um erro, que sacrifica a qualidade de um bolo.

Então, eu fiz um vídeo rápido, explicando as diferenças entre estes 3 produtos (cacau x chocolate em pó x achocolatado), que depois que você assistir o vídeo, nunca mais terá problemas com bolos de chocolate que ficaram secos, doces demais e ainda com sabor amargo do bicarbonato de sódio!


 

Este é o meu bolo de chocolate, que você vai aprender à fazer logo abaixo. A cobertura e recheio que eu usei para fazer este bolo, foi tudo com a minha receita de buttercream de merengue suiço.

Quando eu fiz o vídeo ensinando a receita do bolo de chocolate, eu queria de alguma forma mostrar como o bolo é fofinho, úmido e de cor realmente escura (se você ver o vídeo sobre o cacau em pó, vai entender), e o buttercream em sua cor natural, era a escolha certa, porque ele dá o contraste perfeito de cor clara junto ao escuro do bolo de chocolate.

A minha receita de buttercream também está disponível: Buttercream de Merengue Suiço (clique aqui).

Se você não tem um forno que pode assar todas as assadeiras ao mesmo tempo, prepare apenas a metade da receita, ou a quantidade necessária para o número de formas do mesmo tamanho que você tenha. Não tente assar em formas de borda alta, com muito mais massa, pois vai levar mais que o dobro do tempo de forno, e ainda assim poderá queimar ou ainda continuar crua.

Massas que recebem fermento em pó químico, não podem ficar esperando a sua vez no forno, pois depois de um tempo o fermento perde o efeito e o bolo fica solado.

Assando pouca massa na mesma forma, apenas o suficiente para assar uma camada do bolo, o tempo de forno não muda e o bolo assa perfeitamente no tempo normal. Veja abaixo quantidades de massa, para cada tamanho de forma.

Rendimento aproximado (tamanhos de assadeiras):

– 1/2 receita: 1 assadeira redonda com furo no meio de 25cm de diâmetro, ou:
– 1/2 receita: 4 assadeiras redondas de 15cm de diâmetro, ou:
– 01 receita: 5 assadeiras redondas de 20cm de diâmetro
– 01 receita: 3 assadeiras redondas de 25cm de diâmetro
– 01 receita: 2 assadeiras redondas de 30cm de diâmetro

Ingredientes:

  • 340gr de manteiga
  • 340ml de café forte coado
  • 90gr de CACAU em pó
  • 180gr de chocolate meio amargo (entre 60 e 80%)
  • 450gr de açúcar demerara

 

  • 06 ovos inteiros
  • 03 gemas de ovos
  • 01 col sopa extrato de baunilha (ou 01 col chá de essência)
  • 260gr de farinha de trigo
  • 01 colher sopa de fermento em pó

Modo de Preparo:

Veja Também