Mídia

Leite Condensado Caseiro

Aprenda como fazer o Leite Condensado Caseiro Perfeito - é uma receita simples, que leva apenas 2 ingredientes, e o resultado é um leite condensado idêntico ao tradicional, que nós amamos e conhecemos tão bem.

O leite condensado é um dos produtos mais utilizados por confeiteiros e confeiteiras do país todo. E esta receita de leite condensado, é fácil de fazer, tem baixo custo de produção, mas tem dicas e truques que você precisa saber, para que o seu leite condensado fique perfeito.

E esta receita é ideal para quem não precisa de grandes quantidades, para a receita da sobremesa de domingo, ou quem não quer gastar horrores numa unidade de leite condensado, ou até mesmo para você que mora fora do Brasil, em um país onde não tem o leite condensado, ou que não tenha a mesma qualidade.

E você poderá usar este leite condensado em toda e qualquer receita, onde você usaria o leite condensado industrializado !


Vamos à receita:


Ingredientes:

- 450ml Leite Intergal (3% gordura ou mais)

- 150gr Açúcar


Modo de Preparo:





Curiosidades sobre o leite condensado e sua criação:


O leite condensado foi criado pela necessidade de fazer com que o leite da vaca tivesse uma durabilidade muito maior, pois ele é altamente perecível, e em meados de 1850 quando o leite condensado foi criado, o transporte do leite era muito difícil, pois na maioria das vezes, ele já chegava estragado ao destino.

Como o processo de produção do leite condensado, fez com que o leite ganhasse uma vida útil muito longa, pois já naquela época, ele já era um produto enlatado, e enquanto a lata não fosse aberta, o leite poderia durar anos sem estragar.

E à pedido do governo americano, ele passou a ser produzido em larga escala, e fornecido em grande quantidade para as tropas que lutavam na guerra civil americana. Veja porque:

- 300ml de Leite condensado: 1.300 calorias (5440kj), sendo 28g de proteína e gordura, e mais de 200g de carboidrato !

E portanto, por ser altamente calórico, o leite condensado foi uma importante "ração" para os homens das tropas, tanto na Guerra Civil Americana (1861-1865), como mais tarde na primeira guerra Mundial (1914-1918).

Os homens que lutaram nas guerras, ao voltarem para casa, espalharam a notícia sobre o "leite condensado", e em pouco tempo, ele passou a ser um dos produtos mais produzidos e comercializados da época, ajudando inclusive a alavancar a economia do país pós guerra.


Voltar
Voltar para o topo ↑

YouTube Instagram