Mídia

Receita de Buttercream de Chocolate


O buttercream é a denominação em inglês do "creme de manteiga", é tipo de cobertura muito popular nos EUA, mas apenas recentemente começou a ter uma aceitação melhor aqui no Brasil

Em partes, eu acredito que receitas que deixam o buttercream mais leve, mais suave, e sem aquele gosto pegajoso de gordura (como aquele hidrogenada), fez do buttercream um excelente opção para quem não gosta de pasta americana, por exemplo.

E aqui eu apresento a minha receita de Buttercream de Chocolate! Sim, ele recebe chocolate derretido e também o cacau, assim o sabor é intensificado. E ainda se preferir uma cor mais escura, ele pode ser escurecido através de corante, que eu prefiro a versão em pó (hidrossolúvel) quando se trata de quantidades onde o corante em gel, por conter glucose pode acabar desandando o buttercream se aplicado em grande quantidade.

Cores mais claras, tons pastéis, o corante em gel pode ser usado tranquilamente. Opte pelo corante em pó para cores mais intensas que necessitam de muito corante para atingir a cor desejada.

Então, na tentativa de fugir do ganache, eu tentei usar o buttercream no lugar, pois além de ser muito mais leve, ele tem sabor bem mais neutro, quando utilizado extrato de baunilha como saborizante.

Mas, a receita de Buttercream, embora deliciosa, não serve como blindagem do bolo para ser coberto com pasta americana, porque:
- Enquanto ele esta refrigerado, ele fica durinho, mas quando vai cobrir com pasta, ele começa a voltar em temperatura ambiente e começa a suar! A pasta começa a grudar nas mãos.

- Quando isso acontece, só depois que a pasta parar de suar (que pode ser minutos ou horas - se o bolo estiver congelado), e quando você for fazer a quina, o buttercream em temperatura ambiente é mole como um chantilly. Resultado: ao invés de quinas retas você vai deformar o bolo todo!

Apesar da tentativa fracassada de usar o buttercream como blindagem de bolo de pasta, ele continua sendo um creme delicioso, extremamente saboroso, que pode sim ser usado como recheio de bolo, seja de pasta americana ou não, e até como cobertura, desde que você se lembre de manter o bolo em local fresco! Ambientes muito quentes, sem o apoio de um ar condicionado por exemplo, ele vai amolecer e dependendo do calor, vai derreter, ok?


Ingredientes:

- 150gr de clara de ovo

- 150gr de açúcar

- 340gr de manteiga (Tipo Extra)

- 200g Chocolate Meio Amargo

- 25g Cacau em pó



Dica: O processo de banho-maria para tirar a viscosidade das claras, é muito similar ao processo de pasteurização.

Portanto, se você quiser eliminar a etapa do banho-maria, basta utilizar claras de ovos pasteurizadas! Então, acrescente a medida de claras e de açúcar direto na batedeira para fazer o merengue (clara em neve - ponto firme), e siga com o resto do procedimento da receita.

Se a sua batedeira for grande (capacidade de 5 litros ou mais), você consegue preparar até o dobro desta medida. Mas, em batedeiras com tigelas pequenas, continue com a medida da receita, para ele não vazer da tigela durante o preparo, ok?


Modo de Preparo:




Voltar
Voltar para o topo ↑

YouTube Instagram