Mídia

Minha Receita do Bolo Red Velvet


Ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, o bolo Red Velvet não é um bolo branco que recebeu corante vermelho na massa!

Na verdade, este bolo nasceu à muitos anos atrás, por consequência de uma reação química entre o cacau em pó, e o vinagre branco! Isso mesmo que você já imaginou, este bolo na verdade tem mais sabor de chocolate por conta do cacau em pó.

O vinagre, através da sua acidez, deu uma reação química que fez a cor do cacau em pó se tornar um avermelhado denso, e o bolo ficou com uma aparência aveludada.

Outra reação causada pelo vinagre, foi que o glúten fica muito mais macio quando ele entra em contato com ingredientes ácidos.

E foi assim que o bolo de cor avermelhada e aparência (e textura) aveludada, recebeu o nome de Red Velvet - o famoso "veludo vermelho".

Mas, as características especiais deste bolo não terminaram aí. Ele também recebe um ingrediente que no EUA chama-se "buttermilk". Aqui no Brasil nós não temos este produto sendo comercializado nos supermecados, e portanto ele deve ser preparado artesanalmente, e no vídeo da receita do bolo red velvet eu explico como preparar o buttermilk.

E ainda temos na lista de ingredientes desta receita, o SOUR CREAM ou creme azedo. Outro produto que não temos aqui, mas que o preparo é bem fácil também. E como ele tem um teor alto de gordura, ele também ajuda da deixar o bolo naturalmente mais úmido. Eu já ensinei esta receita, confira abaixo:




Portanto, a questão do corante vermelho na massa deste bolo, foi algo que muito recentemente as pessoas passaram à adicionar, com a intenção de apenas intensificar a cor do bolo! Mas, isso não significa que apenas adicionar corante vermelho num bolo de baunilha,por exemplo, que só por isso, ele seja um red velvet, ok?

E como o corante industrializado é também algo relativamente novo, antigamente se usava o corante de beterraba, que algumas pessoas usam até hoje por ser um corante mais natural.

Se você quiser fazer o corante de beterraba, faça o seguinte:

- Corte em cubos pequenos 6 unidades de beterraba.

- Coloque tudo no copo de liquidificador, junte com 01 xícara de água, e triture bem até formar um creme homogêneo.

- Leve ao fogo, mexendo sempre, até ele reduzir à 3/4 da quantidade ou 1/2 xícara.


E este é o corante natural à base de beterraba, e esta é a quantidade que deveria ser colocada na receita do Red Velvet, para alcançar a cor correta - em substituição do corante em gel vermelho.


A medida desta receita de bolo red velvet, rende aproximadamente:

- 1/2 receita: 1 assadeira redonda com furo no meio de 25cm de diâmetro, ou:

- 1/2 receita: 4 assadeiras redondas de 15cm de diâmetro, ou:

- 01 receita: 5 assadeiras redondas de 20cm de diâmetro, ou:

- 01 receita: 3 assadeiras redondas de 25cm de diâmetro, ou:

- 01 receita: 2 assadeiras redondas de 30cm de diâmetro




Ingredientes:

- 200gr manteiga

- 550gr farinha de trigo

- 400gr açúcar

- 40gr cacau em pó

- 100ml leite

- 200ml sour cream (creme azedo)

- 03 ovos

- 01 colher sopa vinagre branco

- 01 colher sopa extrato baunilha (ou 01 colher chá de essência)

- 01 colher sopa fermento em pó

- 01 colher chá bicarbonato de sódio


Modo de Preparo:




Voltar
Voltar para o topo ↑

YouTube Instagram