Mídia

Minha Receita de Pasta Americana

Pasta americana é uma cobertura de bolos muito utilizada, pois ela nos permite fazer decorações e bolos estruturados, que as outras coberturas, como chantilly e buttercream, não permitem por serem muito cremosos.

Por outro lado, um número grande de pessoas não gostam da pasta americana, muito provalmente por conhecerem somente a versão industrializada, que além de ter um sabor muito enjoativo, ela deixa um gosto residual na boca e um tanto pegajoso, pois tem gordura vegetal hidrogenada.

Além disso, quem trabalha como pasta americana, sabe o que é chato trabalhar com a pasta insdutrializada, pois ela tem a tendência a rachar, e muitas vezes até a rasgar no momento em que estão cobrindo o bolo com ela, uma verdadeira dor de cabeça, especialmente para os perfeccionistas, que gostam como eu, de um bolo perfeitamente coberto, sem defeitos.

Já a pasta americana caseira tem muitas outras vantagens: ela não racha (se preparada corretamente); tem um sabor muito mais agradável pois não leva gorduta hidrogenada, mas margarina culinária; custo da receita infinitamente mais baixo que o produto industrial.

Eu trabalho profissionalmente como cake designer desde 2001, e desde o meu primeiro bolo decorado, eu já usei a receita caseira de pasta americana, mesmo já existindo a versão industrial há quase 20 anos atrás. E a miha primeira tentativa de preparo foi um sucesso, que eu nunca mais abri mão dela (até os dias de hoje), porque ela é incomparamente melhor e mais gostosa, além de não te dar a dor de cabeça de rachar e rasgar na hora da cobertura do bolo, e ter um custo muito mais baixo de produção.

Para o iniciantes, também tenho um vídeo dando dicas de utilização da pasta americana: como tingir, conservar, qual a durabilidade, como dar ponto novamente e etc. Assista aqui: Dicas sobre pasta americana



Pasta Americana


Medidas:


Para cobrir um bolo de até 15cm:

Ingredientes:

- 4 colheres de sopa de água (40ml)

- 1 colher de sopa rasa de gelatina incolor (10gr)

- 1 colher bem cheia de sopa de glucose (80gr)

- 1 colher de sopa de margarina culinária (20gr)

- 1 colher de chá de essência de amêndoas (ou baunilha branca)

- Aproximadamente 700-800gr de açúcar impalpável


Para cobrir um bolo de 20 à 25cm:

Ingredientes:

- 7 colheres de sopa de água (70ml)

- 2 colher de sopa rasa de gelatina incolor (20gr)

- 2 colher de sopa bem cheia de glucose (160gr)

- 2 colher de sopa de margarina culinária (40gr)

- 2 colher de chá de essência de amêndoas (ou baunilha branca)

- Aproximadamente 1kg de açúcar impalpável


Para cobrir um bolo de 30cm à 35cm:

Ingredientes:

- 10 colheres de sopa de água (100ml)

- 3 colheres de sopa rasa de gelatina sem sabor (30gr)

- 3 colheres de sopa bem cheia de glucose (240gr)

- 3 colheres de sopa de margarina culinária (60gr)

- 3 colheres de chá de essência de amêndoas (ou baunilha branca)

- Aproximadamente 1,3kg de açucar impalpável


A quantidade de açucar impalpável pode variar um pouco, conforme: tempo úmido demais, vai pedir mais açucar....tempo muito seco, pede menos açucar. O importante é conhecer o ponto quando ela está pronta, que é não grudando mais nas mãos, e estando branca, não amarelada.

Se você não está acostumada a fazer pasta, e perceber que não está sovando com a força e velocidade necessárias (ela começa ficar dura e rachar), coloque a pasta no microondas por 10 SEGUNDOS, e volte a sovar.... repita novamente, e quantas vezes achar necessário, até que ela fique macia novamente.


Modo de Preparo:




Voltar
Voltar para o topo ↑

YouTube Instagram